14 agosto, 2008

Câmara aprova nova Lei do Estágio

Estamos quase lá...

“A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13/ago) o projeto de lei que regulamenta o estágio profissional e estipula os direitos e os deveres das empresas e dos estudantes. Entre os principais pontos o projeto determina a remuneração ou outra forma de contraprestação ao estagiário.


O estágio, definido pelo projeto como um ato educativo supervisionado em ambiente de trabalho, não criará vínculo empregatício com a empresa.

A proposta ainda define cargas horárias máximas para o estudante. Para o ensino superior ou a educação profissional de nível médio, o limite máximo será de 6 horas diárias.

Outro ponto que favorece os estudantes é o direito a férias de 30 dias por ano ou proporcionais ao tempo do estágio, que não pode ultrapassar dois anos.

A proposta agora segue para sanção presidencial.”
fonte : http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u433246.shtml



..."quase lá" não significa ser bom ou ruim.
Há pelo menos 1 ano, ouvi falar dessa lei e já achei que começou mais ou menos torta. A mais óbvia: Diminuir de 8h para 6h diárias. Eles realmente acham que o estagiário vai usar essas 2 horas diárias para estudar? Foi o que usaram como argumento mas acho que só fará com que o valor da
bolsa auxílio diminua.

Confira os principais artigos da lei em
estagiarios.com

Agora é só esperar a assinatura do presidente e torcer para ser efetivado antes disso.


Abraço,
Eric Ferreira



7 comentários:

3ernardo Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
3ernardo Tavares disse...

Caraca! Direito à férias tá legal, acho justo, porém o lance das 6 horas, realmente... vai diminuir a bolsa auxílio.

Só se criarem um piso e uma tabela de salário médio.

Anônimo disse...

opaaa, esses 30 dias são otimos, vou mostrar seu post pro meu chefe! mas antes da uma corrigida no "diminue"...vc fechou o post com um errinho bobo

ericorvo disse...

hã? erro? onde? ..opa, num to vendo mais nada...

Mas de qualquer modo, obrigado pela vista Seu Anônimo! E mostre pro seu chefe sim...aproveita e mostre tb para todos os estagiários que conheça!

abs,
Eric Ferreira

Nozis disse...

Fala eric!

Eu tenho algumas opinioes hehe!

Sabemos que esse papo de horas vai diminuir a bolsa e tb o almoço, no fim das contas o estagiario vai sair mais tarde todos os dias para dar conta do volume de trabalho acumulado, garanto que aumento nas estrutura nao vai haver nenhum entao ... fode de qualquer jeito. vo com calma pra nao falar demais eheh, vc me convenceu no papo do orkut

Enfim acho que esta td errado, o estudante deveria fazer suas aulas de manha,(priorizando a faculdade) e a tarde aprimorar seu conhecimento ou fazer uma graninha com um estagio, sobrando tempo para respirar e blogar quem sabe

Abs, continue com as boas discuções!

Reginaldo Nepomuceno disse...

Ccom certeza as empresas vão reduzir os salários até o nível da esmola. e então contratarão moleques para atuar como diretores de Marketing, TI, RH e assim vai. O pior é que vão explorar essa molecada em troca da falsa ilusão de uma efetivação no final. Só que ao efetivar um estagiário ele passa a custar mais que o dobro. Então geralmente contratam um segundo estagiário, botam os dois numa rinha e quem sobreviver pega o osso. Simples assim.

Anônimo disse...

boas galera...
bom, eu sou estagiário e minha opinião com relação a isso é que ao invés de ajudarem, só atrapalharam. Com relação a férias maravilha, mais na quantidade de horas afundou com o barco dos estagiários...
Em 6 horas, no momento que está esquentando, que as coisas mais acontecem temos que bailar. O trabalho fica pela metade, pro outro dia ai já não é a mesma coisa.
Sem falar na verba que diminuiu absurdamente. Essa diferença deveria sair do salário dos responsáveis que não fazem nada correto. Porque então não colocaram nessa lei que finais de semana e feriados seriam pagos como dias trabalhados.
Bom, antes de fazer ou definir algo, acho que é bom perguntar pra quem está passando por esse algo.
Abraço