22 agosto, 2008

Informal na medida certa

Preciso chamar meu chefe de "senhor"? Posso falar gíria durante uma reunião? E palavrão? Quando o assunto é causar uma boa impressão na empresa, essas questões são mais do que detalhes. Afinal, mesmo que a informalidade faça parte de sua personalidade, tudo o que você faz pode influenciar positiva ou negativamente o ambiente de trabalho. "Quem oferece muita liberdade tem dificuldade para recuperar a autoridade depois".

Veja agora como não deixar a informalidade passar dos limites:

Cuidado com a falta de profissionalismo --> Se dentro da empresa usar um linguajar muito informal é problema, fora dela não é diferente. A informalidade se torna uma ameaça quando começa a prejudicar a relação profissional com clientes, fornecedores e parceiros do seu negócio. "Informalidade não pode servir, por exemplo, como justificativa para você atrasar uma entrega ou mesmo um pagamento".

Deixe claro seu limite --> Quem afrouxa as regras pode pagar um preço alto demais. Isso não significa que você precisa ser antipático. O que pode e deve fazer é criar uma distância psicológica saudável. Todos conhecem os limites e sabem que os clientes não podem ser tratados da mesma maneira.
Nem sempre é senhor, sim senhor --> Chame clientes, fornecedores e superiores de "senhor". A menos que eles autorizem um tratamento menos formal.
O cliente sempre tem razão? --> Não há necessidade de ser formal com os clientes o tempo inteiro, mas fique atento se o contato resvalar em assuntos pessoais, por exemplo. Se isso acontecer, seja monossilábico e pergunte em que pode ajudar. A idéia é colocar um ponto final no assunto de maneira bem educada.
Fale bonito, mas não seja pedante --> Quando você usa gírias e palavras de baixo calão, constrange as pessoas que estão ao seu lado. Tome cuidado também com o português errado, gerundismo e quando se achar um dicionário ambulante, pois acaba deixando os outros pouco à vontade.
Primeiro, diga quem você é --> Ao telefone, comece dizendo seu nome e onde você trabalha. Se você fez a ligação, pergunte se a pessoa está ocupada.
Correio eletrônico é coisa séria --> Quanto tempo você perde apagando e enviando mensagens de piadas, spams, correntes etc.? Pense bem: nada disso é relevante para o trabalho, ou mesmo para o dos seus colegas. Portanto, mesmo que ache uma piada engraçada, evite repassá-la. Se não resistir, use seu e-mail pessoal e só envie para quem gosta de ler esse tipo de mensagem.

Personalize seu e-mail sem exagero --> Se você vai mandar uma mensagem para alguém fora de sua empresa, esse documento precisa ter uma apresentação impecável. Nunca é demais colocar uma assinatura que tenha telefone e e-mail do destinatário. Dispense o fundo e as letras coloridos, que dificultam a leitura. Também não abrevie, você corre o risco de não ser entendido.



Pra essa sexta-feira, selecionei esse texto da Você/SA, escrito por Cassio Herinque Utiyama. Deu pra perceber que informalidade no trabalho é um assunto que pega desde o estagiário à alta liderança. É fácil encontrar tópicos que encaixam nas pessoas do seu trabalho, sendo elas seniors ou não.
Acredito que basta ter o mínimo de bom senso pra não passar fazer besteira. Há momentos de seriedade e momentos de descontração...tente apenas não misturar os dois. Pense bem antes de soltar alguma pérola ou saber se o que está falando é relevante. A questão é não confundir "ser comunicativo" com "falar demais".



Abraço,
Eric Ferreira


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Um comentário:

3ernardo Tavares disse...

MUITO BOM e úil seu post!

Realmente é difícil tomar este cuidado.

E ser comunicativo é algo que os contratantes pedem, porém... as vezes quem não é força ser e isso atrapalha.