01 agosto, 2008

Postura profissional do estagiário rumo à efetivação

Ouço muitos amigos reclamando do estágio e outros muitos falando bem. O que todos tem em comum é o desejo de um dia ser efetivado. Mas aí é que fica a pergunta: Suas atividades, opiniões, projetos e, principalmente, sua postura profissional estão de acordo com um cargo de analista ou trainee?
A qualidade do seu trabalho, horário de chegada e saída, respeito e curiosidade em relação às outras áreas da empresa e até o modo que você senta na cadeira é observada pela liderança.


O direito de errar parece garantido para estagiários, e é por isso mesmo que o estagiário deve manter o diferencial entre os demais e desenvolver suas atividades com seriedade quando ele decide lutar por uma efetivação, ou mesmo por um programa de trainee. Na transição do estagiário para trainee ou deste para a efetivação, as expectativas são diferentes. O estagiário é cobrado como estudante que precisa aprender e o trainee como um profissional já evoluído.


Seguem as dicas:
  • Acredite na sua empresa e tenha certeza de que gosta do que faz. É o que te manterá motivado mesmo se a promoção demorar para chegar.
  • Aprenda a lidar com pessoas, a fazer trabalhos operacionais e em grupo, respeitar os níveis hierárquicos e a começe a lidar com desafios.
  • Ouça o seu gestor. Eles te darão segurança para realizar as atividades e são as primeiras pessoas que te indicarão para ser promovido. São também aqueles que te deixará com cada vez mais visibilidade para a alta-diretoria, na medida que seu trabalho for mais importante e bem feito.
  • Pró-atividade é essencial. “No estágio temos apoio e no trainee precisamos criar”.
  • Segundo a opinião da consultora sênior da Cia de Talentos, Valéria de Oliveira Gomes, "As expectativas surgem das atividades práticas que envolvem tomadas de decisões e postura crítica”.


Lembre-se galera, você é um profissional em treinamento, tenha um plano de carreira e a certeza que está tomando atitudes certas para chegar no seu objetivo. Nesse primeiro momento, não se preocupe tanto com dinheiro, pois suas responsabilidades se refletem no salário (Em média a remuneração de um trainee é de R$3.500 a R$4.000, mais os benefícios).

Não é preciso virar um robô! Continue indo a HappyHours, fazendo o networking nos corredores e coffebreak. Resumindo, siga o seu feeling mas tenha seu objetivo em mente. É necessário querer investir na carreira, ser atualizado, gostar do trabalho, mostrar vontade de crescer, ler e estar ciente da área de atuação que deseja seguir. Comece procurando na internet mesmo, o site InfoMoney fez uma matéria sobre Como aumentar as chances de uma efetivação , e fique atento aos programas de trainee (GrupoFoco).



Abraço,
Eric Ferreira


3 comentários:

3ernardo Tavares disse...

Valeu pelas dicas Corvo.

Gostei do Post!

Tá bem legal o Money...

Aliás já mostrei o Scooterman pra uma galera.

Abraço

bruno corrente disse...

sou mais ser um estagiário do naaipe daquele otro cara do video destruindo oescritório!

Unknown disse...

Belo post Eric, acho que nós estagiários que estamos entrando no mercado de trabalho somos muitos inexperientes e com algumas dicas (como essa) facilita bastante para que um estagiário possa conquistar ser objetos, começando com uma efetivação.

Parabens!!