26 agosto, 2008

Dicionário de Marketing e Publicidade

Esse post - no melhor estilo FreeStyleMUSTACHE - é em homenagem a uma professora que, pelo segundo semestre consecutivo, NÃO FEZ NADA!
É galera, nada contra a pessoa mas, tudo contra a profissional que se diz educadora. No primeiro semestre pude encontrá-la em 2 aulas. Uma por sorte e outra pra entregar o que ela chamou de "trabalho final".

Enfim, esse semestre parece que será bem parecido porém com uma diferença: nas aulas Mídia para uma turma do último ano de publicidade, a professora já disperdiçou duas aulas fazendo um ditado com termos utilizados em agências.
Concordo que é muito importante ter essas informações, mas se um aluno prestes a se formar não souber coisas desse tipo... ...deve procurar outra carreira o quanto antes.

E como sou brother, para ajudá-la eu selecionei alguns termos de Marketing e Publicidade, além de incluir uns que acho interessante um profissional saber para poder se comunicar melhor:


  • Advertising - Propaganda (nunca traduzir por Publicidade - Publicity).
  • Adman - Publicitário
  • Ampro - Associação de MKT Promocional.
  • Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats – análise dos pontos Fortes, fracos, oportunidades e ameaças de um produto, serviço ou empresa, do mercado.
  • Auto-door - Anúncio publicado em carros, geralmente em Táxis.
  • Axioma - É uma proposição, algo como uma tese ou nova teoria, mas que funciona e não se sabe bem porque, não pode ser provado com evidências e comprovações de dados científicos. Funcionaria como uma verdade.
  • Benchmarking - Comparação de produtos ou processos de empresas líderes com a intenção de descobrir por que aquelas empresas, produtos ou processos são melhores. Assim pode-se imitar ou melhorar o desempenho de outras.
  • BG (Background) - Usa-se com o sentido de som de fundo, imagem de fundo etc. Histórico da empresa ou de alguém.
  • Brand Equity - Valor agregador, resultante da transformação de um produto em uma marca.
  • Brainstorm - Técnica utilizada em todos os campos de atividades, que tem por objetivo encontrar soluções criativas para determinados assuntos. Em publicidade faz-se para ter idéias para uma campanha.
  • Briefing - Conjunto de dados comerciais ou de MKT que servem de base para estudos de promoções e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.
  • Broadside - Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.
  • Budget - É a tradução inglesa de orçamento, verba, dinheiro. "Isso está fora do meu budget.", ou seja, do meu orçamento.
  • Busdoor - Painéis laterias ou traseiros de ônibus.
  • CEO - Chief Executive Officer (Diretor geral)
  • CMO – Chief Marketing Officer (Diretor geral de makerting)
  • Ciclo de Vida do Produto - Desenvolvimento das vendas de um produto, em cinco fases: introdução, aceitação, turbulência, maturidade e declínio. Porspect - Cliente em potencial, que pode vir a ser da empresa;
  • Clipping - Conjunto de anúncios, recortes etc sobre um determinado assunto.
  • CLP - Confederação Latino Americana de Publicidade.
  • Composto de Marketing - Combinação única de variáveis controláveis que uma empresa oferece aos seus consumidores; MKT Mix.
  • Conar - Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária.
  • Core Business - Trata-se da essência de um determinado negócio. O núcleo central do negócio da empresa.
  • CRM – Custumer Relationship Management. Conceito de Gerenciamento do relacionamento com o cliente.
  • Deadline - Último dia para qualquer serviço em qualquer fase de execução.
  • Decupar - É a marcação de cenas em um roteiro de filmagens.
  • Dumping - Utilização do preço para domínio de mercado (venda abaixo do custo).
  • E-Commerce - Comércio realizado em um ambiente digital. Endomarketing - Ações de MKT para o público interno de uma empresa.
  • Feedback - Retorno de uma informação. Resposta.
  • Fee - Honorários fixos acertados entre a agência e os clientes.
  • Feeling - Percepção.
  • Fidelização - Esforços com a intenção de conquistar ou incentivar a fidelidade dos consumidores a certos produtos, marcas ou empresas.
  • Flights - Período em que um anúncio está no ar.
  • Focus group - Pesquisa qualitativa de caráter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc sobre um assunto, produto ou serviço.
  • Folder - Folheto impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.
  • Fotolito - Lâminas obtidas a partir de seleção fotográfica sobre película sensível a luz para ser utilizado na produção da matriz na impressão.
  • Franchising - Franquia, direito de utilizar uma marca, um processo, um conhecimento ou uma técnica.
  • Freelancer - Trabalhador avulso, sem vínculo empregatício.
    GRP - Gross Rating Point. Audiência bruta acumulada de um comercial.
  • Gôndola - Prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV.
  • Gramatura - Unidade que exprime o peso de papel em gramas por metro quadrado. Quanto maior a gramatura, mais grosso o papel.
  • Guimick - Ponto mais importante de uma comunicação diferenciada.
    Heavy Users - Segmento de consumidores fiéis e de grande quantidade de um produto ou serviço.
  • Hierarquia das Necessidades de Maslow - As necessidades básicas que as pessoas são motivadas a satisfazer são: Fisiológicas, segurança, ego e auto-realização (nesta ordem).
  • Hi-Fi - Alta fidelidade (high fidelity).
  • Holding - Sociedade que tem seu capital formado pela maioria das ações de outras empresas.
    Ilha de Edição - Centros tecnológicos, onde se fazem as edições de áudio e vídeo.
  • Impressão Contínua - Impressão que utiliza um suporte em bobina sobre a máquina rotativa.
  • Indoor - Cartaz para locais internos.
  • Informe Publicitário - Matéria paga, normalmente com as mesmas características de diagramação do veículo em que está sendo publicada.
  • Intangível - Impalpável; intocável.
  • IPO - Sigla que significa a abertura (venda de papéis) ações em bolsa de valores (em geral nos EUA, em Wall Street).
  • Jingle - Mensagem cantada. Comercial musicado para TV ou rádio.
  • Jumanji – Jogo das selvas vivenciado por Robin Williams. Essa foi só pra ver se vocês estão lendo tudo.
  • Light User - Consumidor menor; comprador eventual.
  • Logomarca, Logotipo - Marca do cliente. Deve transmitir todo o Core Business da empresa e seu perfil de atuação.
  • Mailling List - Relação de nomes e endereços.
  • Mala-Direta - É a propaganda enviada pelo correio em forma de folheto com duas dobras. Ou peças mais elaboradas através de Mkt Direto.
  • Marketing - Conjunto de atividades cujo objetivo é levar bens e serviços do produto ao consumidor.
  • MKT Direto,- Qualquer ação estratégica de marketing possível de mensurar. Marketing de Relacionamento - Grandes empresas mantém um relacionamento estreito, uma parceria com seus clientes, conseguindo assim a lealdade deles. Marketing Mix - Composto de MKT.
  • Marketing one-to-one – (MKT 1to1) Ação feita focada e customizada de acordo com cada perfil de cliente específico. É a base do Marketing de Relacionamento.
  • Marketing Social - Estratégia de mudança de comportamento. Kotler disse que apareceu pela primeira vez em 1971 descrevendo o uso de técnicas e princípios de MKT para a promoção de um comportamento social, causa ou idéia.
  • Marketing Turístico - Linha do MKT que cuida da divulgação, formatação, etc, que incentive o turismo. Normalmente usado por cidades ou entidades exploradoras do turismo como recurso.
  • Market Share - Representatividade de uma empresa no mercado em comparação com seus concorrentes.
  • Mark-up - Custo determinante do preço da venda.
  • Merchandising - Ação promocional no PDV.
  • PDV - Ponto de venda (POS - Point of Sale)
  • Micromarketing - Uma empresa cria um programa de MKT sob encomenda para os desejos e necessidades de determinado segmento geográfico, psicográfico, comportamental ou demográfico.
  • Mídia - É o setor que distribui os anúncios pelos diferentes veículos de comunicação. Meios de comunicação social como jornais revistas, tv, rádio...
  • Mídia de Apoio - Midia escolhida para complementar a mídia principal, visando atingir os objetivos do planejamento.
  • Mídia Principal - Mídia escolhida como principal numa mistura de mídias, por razões estratégicas. Normalmente é a mídia que atinge melhor o público-alvo.
  • Mock-up - Simulação / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica.
  • Multipack - Embalagem que agrupa uma certa quantidade do mesmo produto com finalidade promocional.
  • Nichos de Mercados - Menor que segmentos de mercado, é um grupo de indivíduos que normalmente está a procura de uma determinada combinação de benefícios. Nome Fantasia - Nome criado para divulgação de um produto ou serviço. NTSC - Sistema padrão de cores nos EUA
  • Off-Set - Sistema de impressão.
  • Onbudsman - Ouvinte de reclamações.
  • Overlay - Papel fino que cobre o Layout com o objetivo de proteger.
  • Package - Pacote; embalagem.
  • Pacote - Em mídia, é um tipo de negociação aonde se compram vários programas de uma mesma emissora ou várias páginas de uma mesma revista etc.
  • PAL - Sistema de cores desenvolvido na Alemanha e adotado no Brasil.
  • Pesquisa Qualitativa - Pesquisa que demonstra resultados como perfil, comportamento, estilo de vida etc.
  • Pesquisa Quantitativa - Pesquisa que mostra resultados numéricos sobre o público entrevistado.
  • Planejamento Estratégico - Planejamento que visa um ajuste entre os objetivos da empresa e as oportunidades de mercado, criando condições para que a empresa decida rapidamente diante de oportunidades e ameaças, melhorando assim, a sua competitividade.
  • Portfólio - Conjunto de trabalhos realizados por uma pessoa ou por uma empresa.
  • Posicionamento - Estratégia de relacionar um produto de um segmento específico de mercado, com um adjetivo ou uma palavra qualquer. Ex: Veja - Indispensável; Brahma - a número 1 etc.
  • Press Realease - Noticiário distribuído pela agência à imprensa, visando a publicação nos veículos sem nenhum custo para o cliente. Ex: A Fiat lançará um novo motor. Dois meses antes a agência manda uma matéria à imprensa falando sobre pesquisas para um novo tipo de motor...
  • Propaganda - Qualquer forma de propagação de idéias, produtos e serviços.
  • Publicidade - Propagação de idéias, produtos e serviços em troca de remuneração.
  • Prospect - Consumidor provável, aquele que tem o poder de compra.
  • Quatro P's - Produto, preço, praça e promoção. Juntos formam o composto de MKT.
  • Recall - Recordação, lembrança.
  • Research - Pesquisa. Royalty - Direito de exploração, fabricação ou utilização de determinada técnica ou processo adquirido por uma empresa, mediante pagamento de determinada taxa para a empresa possuidora daquele direito. Percentual sobre o faturamento, pago pelo franqueado.
  • Sampling - Distribuição de amostras grátis.
  • Segmentação de Mercado - Divisão de um mercado em pequenos segmentos de consumidores. Processo de classificar clientes em grupos com necessidades, características e comportamentos diferentes.
  • Share of Heart - Percentual de participação de uma marca no coração (parte emocional) do consumidor.
  • Share of Mind - Percentual de participação das marcas na mente de um consumidor. Lembrança espontânea de uma marca.
  • Share of wallet – (SOW) Porcentagem da Carteira de clients de uma empresa; Slogan - Frase curta, geralmente incisiva.
  • Staff - Equipe de apoio.
  • Storyboard - esboço do roteiro de um comercial de TV com quadros indicando as imagens, apresentando textos, sonoplastia e descrição técnica das tomadas.
  • Subliminar - Tipo de Propaganda que pretende atingir o inconsciente.
  • Target - É o público-alvo de uma mensagem. Mulheres, 30 a 40 anos, casadas...
  • Tangível - Produto possível de ser tocado, sentido pelo tato, percebido pela visão, paladar ou olfato. Teaser - Chamadas anteriores ao lançamento de um produto ou serviço, criando expectativa.
  • Telemarketing Ativo - Funcionário faz a ligação para um cliente.
  • Telemarketing Passivo - Funcionário recebe ligação do cliente.
  • Tiragem - Número total de exemplares impressos.
  • Top of mind - Produto ou serviço número um na lembrança dos consumidores.
  • Turnover - Substituição de pessoal (força de trabalho) por novos contratados. Rotatividade da força de trabalho.
  • Workshop - Oficina. Normalmente é um evento ou curso em que os participantes interagem de alguma forma, saindo com um produto feito por eles.
  • PULS.E - Comunicação viral, cross-midia e nossa agência para trabalho de conclusão final de curso!
  • Cross-media - interação de midias em ações de marketing ou publicidade


Na miha opinião, uma aula de mídia é muito mais que um dicionário de marketing. Aula de Mídia deve apresentar cases de sucesso, análises com diferentes tipos de fornecedores, etc... se eu estiver errado, fiquem à vontade em me corrigir!

Mais sobre o anúncios publicitários de qualidade e ações promocionais inusitadas,
Abraço,
Eric Ferreira


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5 comentários:

3ernardo Tavares disse...

Eric,

genial a iniciativa.

Vamos fazer barulho com ela?

Que tal imprimir isso e levar na aula amanhã?

Só não pode ficar com medo de bombar hauahuahaua

Mando muito... se levar amanhã pega ela desprevinida... imagina o que ela faria se não tivesse o q falar na aula, quer dizer, ela já não sabe o q falar, acho q ela iria comentar alguma coisa polêmica ou meter o pau em algo q vc escreveu.

3ernardo Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ericorvo disse...

é velho, eu nem sou de arrumar confusão com professor...mas se ela vier com uma 3ª aula de ditado eu vou ter que dar um toque de boa: Faça valer seu salário e minha bolsa-auxílio que paga essa aula, porra!

Unknown disse...

voce deve ter passado uns 3 dias escrevendo tudo isso né olhos!?!? kkkk
achei legal a iniciativa, mas concordo com você, qualquer indivíduo que chegar no 4ºano de faculdade e não souber os "jargões" da nossa profissão é um grande idiota e não tem muita perspectiva né!? pelo menos os básicos.. lembro até que a Regiane no primeiro ano de faculdade já usava essa linguargem conosco (e não necessariamente explicava o que significava cada palavra nova)acho que ela esperava a pró-atividade e interesse pessoal de cada um pra se virar e descobrir ..
way to go!! legal e bem básicos os voabulários.

ps. que professora é !?!? fiquei curiosa, pede reembolso da matéria dela..reclama.. as vezes funciona.. o maximo que ela pode fazer é ter um desagrado pessoal com voces e bombar todo mundo(ahahaa brincadeirinha!!)

Anônimo disse...

Bom Eric, nem sei se você ainda acessa este blog, aliás ne sei se você já terminou o curso ou em que ano está.
EU tenho formação em turismo- gestão de eventos, e hoje vi que o que eu faço, TEM TUDO HAVER COM TRADE MKT, ENDOMKT.
É muito importante ter esta consciência de que existe a real necessidade de estudo de cases de sucesso, bem como aulas de planejamento, criação mais práticas, que realmente leve o aluno a campo! Cobre isto de sua Universidade, paga ou pública, estas devem obter consciência de que nós saímos defasados em dois anos aproximadamente em matéria de ensino e prática, para experimentarmos os reais resultados da teoria. PRÁTICA, bem acompanhada é uma necessidade de todo formando. Hoje tenho 24 anos, sou formada há dois, e aprendi tudo na raça, se for me perguntar o que eu lembro das minhas aulas na faculdade vou dizer, algo sobre legislação,stakeholders, lei rouanet, análise swot e os quatro P´s do marketing rsrsrsrs... nem o dicionário de termologias aprendi rsrsrs, nem mesmo como funciona a parte operacional de um evento, apenas de uma cozinha industrial! ou seja... rs o negócio é na RAÇA!!!! Cobre dos professores e principlamente da coordenação do curso, a falta destes instrumentos, demonstra uma incapacidade dos profissionais e falta de sensibilidade quanto às exigências mercadológicas! AGITA AS AÇÕES POR AI... A FALTA DISSO NA UNIVERSIDADE, VAI TE PRIVAR DE MUITAS COISAS NO MERCADO!

e é isso ai!!!!


sucesso

Babi

fabiana_produtora@yahoo.com.br, para quem quiser discutir estas questões!