06 agosto, 2008

Os 10 piores erros no 1º mês de emprego

Esses dias recebi um e-mail que se encaixa no estilo dos posts “melhores coisas para não se fazer”. O primeiro mês de trabalho é o momento em que, além de ser avaliado pelo resto da equipe, você precisa conhecer seus chefes e colegas. Seguem 10 dicas de como NÃO agir, principalmente, nas primeiras semanas – é claro sempre seguido de um comentário FreeStyle!


1. Ser impontual
• "É preciso ser pontual com o cumprimento de prazos e metas. Respeitá-los mostra o grau de interesse do indivíduo com seu trabalho. A falta de pontualidade caracteriza um profissional irresponsável e, sobretudo, descomprometido." (Karine Paiva Muller, psicóloga de seleção especial do CIEE-RS)
Se você lutou pra conseguir a vaga, você não vai querer parecer desmotivado logo de cara.

2. Ser desatento
• "Um funcionário que aprende uma nova tarefa, caso não seja organizado e tome nota do que deve fazer, fatalmente não lembrará como executá-la.” (Evelyn Franco Lemos, coordenadora geral de seleção do Nube)
Resumindo, tente se manter acordado mesmo na semana de treinamento!

3. Expor-se em excesso
• "Ao entrar numa nova empresa, o recém-chegado ainda não sabe em quem pode ou não confiar. É necessário sentir o ambiente, saber quem é quem e conhecer as pessoas antes de fazer qualquer tipo de comentário." (Érika Migliano, consultora de planejamento de carreira da Manager - Assessoria em Recursos Humanos)
Nesse altura, nunca se sabe se há algum dedo-duro ou quem será seu próximo chefe. Então não é uma boa idéia fazer certos comentários, nem mesmo após anos de empresa.


4. Abusar de linguagem informal
• "É preciso tomar cuidado com a linguagem utilizada num ambiente empresarial. Isso não significa que ninguém nunca poderá utilizar uma gíria, mas é preciso ter cautela para que ela não apareça com freqüência em seu discurso." (Ana Paula Furlan, psicóloga e recrutadora de recursos humanos da Fundação Mudes)
Mano, quem num tá ligado nisso?

5. Ignorar a cultura da empresa
• “Cada empresa tem uma forma de funcionar. É preciso que o novo profissional conheça o ambiente antes propor inovações. No primeiro mês, é importante se integrar com sua nova equipe e procurar entender os valores do grupo.” (Péricles Pinheiro Machado Júnior, diretor de pesquisas e desenvolvimento do IDH)
Ouça, observe e pense duas vezes para não soltar uma besteira...

6. Adotar postura inflexível
• "Um novo empregado não deve desenvolver uma atividade da maneira com a qual já estava acostumado, mas modelá-lo de acordo com a nova empresa. Ser inflexível às mudanças pode ter uma conotação negativa para a organização.” (Bernardo Leite Moreira, consultor da Estratégia Consultoria de Recursos Humanos)
Não importa o tamanho da sua experiência profissional, uma nova empresa te faz enxergar o mercado por outro lado. Aproveite o aprendizado.

7. Isolar-se dos colegas
• "Criar uma barreira com o restante da equipe demonstra insegurança, prejudica a sociabilidade e a comunicação com a nova equipe. É importante que o novo empregado recorra a seus colegas quando tem uma dúvida, que ele troque idéias para se familiarizar com o novo ambiente e até descobrir como novas tarefas devem ser desenvolvidas. (Diego Delpiano, gerente de recursos humanos da Basf)
Sempre reforço que networking é fundamental. Encontrar alguém que te passe a cultura da empresa ou te de dicas de como resolver problemas bestas de senhas e acessos, te deixará sem preocupações desnecessárias além de te liberar pra focar nas novas tarefas.


8. Demonstrar desinteresse em aprender
• “Algumas empresas dão a ilusão de um sucesso rápido para seus funcionários. Os primeiros momentos da nova função servem para que o novo funcionário compreenda as regras do lugar, entenda quais são as expectativas que os superiores têm do seu trabalho e defina até onde há disposição para contribuir com a empresa. Ao mostrar-se desinteressado em aprender como devem ser feitas suas tarefas, o funcionário causa um desanimo nos chefes, que procuram por resultados, e não se interessam por desenvolver o novo funcionário." (Carmem Lúcia Arruda Rittner, psicóloga organizacional e do trabalho e professora da PUC-SP)
Antes de ser promovido, primeiro se preocupe em mostrar que as atividades que tem no momento estão muito fáceis para o seu nível profissional. A promoção virá por conseqüência.

9. Ser indisponível
• "No primeiro mês de emprego não é aconselhável que o profissional deixe de atender uma ordem ou pedido que lhe é feito.” (Ana Maria Logati Tositto, professora e psicóloga da área de orientação profissional da Uniara)
Óbvio, não? Mas há circunstâncias que os pedidos chovem de várias pessoas diferentes. Nesse caso, simplesmente PARE e entenda as prioridades junto ao seu gestor.

10. Não ter controle emocional
• "O empregado deve aprender ter o controle de suas emoções, já que a ansiedade pode prejudicar sua produtividade e a faz perder o foco do trabalho, o que pode passar uma imagem de insegurança." (Sonia Rios, consultora empresarial da área de gestão estratégica de recursos humanos e consultora da Rabaglio Educação Empresarial)
Não vá arrumar confusão por besteira e jogar fora o que já conseguiu...respire!

Também tem de se adaptar à cultura da nova empresa. É interessante também fazer um exercício mental para lembrar do nome de pelo menos a maioria que terá contato direto. Nesta fase, apesar de algumas gafes serem compreensíveis e perdoáveis, há atitudes que podem colocar tudo a perder.





Abraço
Eric Ferreira


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2 comentários:

3ernardo Tavares disse...

Ou seja, finja ser quem você não é.

Imagine que é o dia que vc vai conhecer seus sogros.

Reginaldo Nepomuceno disse...

Duvido que exista alguém que siga estas regras à risca. Mas errando também se aprenda, não é?