21 julho, 2008

Não há “perguntas mais comuns em entrevistas de empregos ou estágios”.

Como se portar em uma entrevista é um assunto que nunca vai se cansar, até porque novos profissionais surgem a cada dia e (como insisto em dizer nesse blog) ninguém é o dono da verdade ou nasceu sabendo.

Você, estudante ou profissional formado – caso seja facilmente influenciado –, pode até digitar no Google: “como responder às perguntas mais comuns em entrevistas”
. Irá encontrar mais de 1000 sites, sem referência alguma, copiando o mesmo texto uns dos outros. Tente esse aninhasampa , pelo menos é "bunitinho".

A diferença entre preparar-se para uma entrevista e estudar perguntas para decorá-las são duas coisas diferentes. É muito bom treinar mentalmente tópicos como quais são seus pontos fortes ou fracos, além é claro de escolher um discurso bem estruturado a respeito de suas experiências profissionais.

Considerando tudo o que já li, profissionais que conversei e processos seletivos que participei, acho que para resumir o sucesso com o seu próximo entrevistador basta ter em mente esses 3 conselhos:
  • Saiba do que está falando >> Na maioria dos casos o entrevistador estará mais atento não nas respostas mas sim em como você as formula. Preste atenção na sua capacidade de formular frases com maior quantidade de informações relevantes no menor tempo possível.

  • Mostre seu entusiasmo e objetivo >> Queira trabalhar nessa empresa e não em qualquer uma que renda um bom salário. Pra transmitir isso, estude como está posicionada no mercado e sua história. Demonstre que está confortável em trabalhar com qualquer tipo de pessoa em qualquer atividade.

  • Trabalhe sua imagem e networking >> Se você fosse contratar alguém, o mínimo que irá exigir do candidato é que não ocupe o seu tempo trazendo problemas de relacionamento entre colegas de trabalho. Tudo o que passou na sua vida profissional foi bom e o que não foi tão bom serviu como aprendizado.
Ainda precisa de mais confiança? Então preste atenção numa fonte que sabe o que está dizendo:
Entrevista de emprego é uma avaliação simples, não uma série de armadilhas

O preparo é fundamental! Lembre-se que no mundo corporativo não há “pura sorte”. A “sorte” é o momento que o “preparo” encontra a “oportunidade”. Esteja preparado e confiante em si mesmo...a entrevista irá fluir normalmente e o resultado você verá quando assinar o contrato.


Abraço,
Eric Ferreira

Um comentário:

3ernardo Tavares disse...

MANO TÁ QUASE UM MAX GERINGER!

Quando vc falará na CBN?!