11 julho, 2008

Os 10 piores erros cometidos num currículo.

Mesmo já empregado, é sempre bom saber como está o mercado e o que ele exige do candidato. E nada melhor pra se manter atualizado do que começar a rever seus conceitos, principalmente no currículo. Ele é seu cartão de visita para o mercado de trabalho, por isso, segue uma seleção de dicas fundamentais de profissionais e consultorias especializadas (...detalhe: logo em seguida, eu também dou meu comentário pessoal...hehehe):




  1. Apontar distintos objetivos profissionais
    "Um dos pontos mais importantes de um currículo é o objetivo. Ele é quem guia os caminhos do candidato e, em alguns casos, até os passos do selecionador. O objetivo deve ser construído de maneira pensada, estruturada, clara e convincente. Para isso, é preciso saber realmente o que você quer para a sua carreira profissional. Comece sempre com um verbo e nunca coloque a palavra 'almejo'."
    Haroldo Sato, especialista em marketing pessoal e diretor de Recursos Humanos da Fast Shop.
    O recrutador muitas vezes começa a leitura do currículo pelo objetivo, se ele estiver alinhado com a vaga prossegue a leitura, caso contrário já te manda pra à merda por disperdiçar o tempo dele.
  2. Ser superficial
    "O currículo deve ter as informações mínimas necessárias para que o selecionador o conheça. Alguns dados, tais como local de formação, locais de trabalho, datas de ingresso e saída, descrição de cargos e de atividades desempenhadas, são fundamentais e não podem faltar. A objetividade passa credibilidade.
    Sandra Schamas, palestrante e escritora do livro "Aumente a sua Empregabilidade".

    Aprendi na Você S/A a colocar uma breve descrição (1 linha) do ramo de atividade das últimas empresas trabalhadas. A examinador pode não conhecer a sua empresa e, por conseqüência, não reconhecer o valor da sua experiência profissional.
  3. Deixar passar erros de português ou digitação
    "Fique atento para não cometer erros de ortografia, concordância e até mesmo de digitação no currículo. Você pode ser eliminado antes mesmo de ter a oportunidade de justificar o erro. A desatenção pode ser interpretada como despreparo."
    Ana Rita Peres, gerente executiva da seccional de São Paulo da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
    Essa é uma coisa tão básica que não vale nem a pena comentar...
  4. Mentir
    "Não vale a pena mentir. Ao analisar o currículo, o recrutador pode não identificar a mentira. No entanto, você pode ter uma grande surpresa no ato da entrevista pessoal. Pode ser submetido a um teste prático, por exemplo, e vai ficar muito feio para você."
    Tania Casado, coordenadora do curso de especialização em Consultoria de Carreira da FIA (Fundação Instituto de Administração).

    Velho, eu confesso que falo que meu espanhol é intermediário e frances, básico. O esquema é saber aumentar mas não inventar uma habilidade sua. O que te quebra é se começar a dizer que seu último cargo era de Gerente de Contas, quando na verdade você cuidava das notas fiscais.
  5. Ser prolixo
    "Quem quer contar tudo no currículo, não tem a chance de falar nada. É um erro achar que quanto maior for o documento, melhor ele fica. O tempo que você tem para se apresentar ao selecionador é de, no máximo, dois minutos. O ideal é ser conciso. Coloque no currículo apenas as informações úteis e necessárias. Economize espaço para valorizar as características mais relevantes para a vaga pretendida. Tenha bom senso."
    Marcelo Abrileri, presidente do Curriculum.com.br, site de recolocação e recrutamento on-line
    Na boa, CV tem que caber numa única página. Eu ficaria puto se tivesse que ver dezenas de currículos e ter que ficar virando páginas ou tirando clipes de papel.
  6. Inserir documentos pessoais
    "Nunca insira dados relativos a documentos pessoais, tais como CPF, RG, número da carteira de trabalho, título de eleitor ou de carteira de reservista. Essas informações são desnecessárias no processo de seleção. No topo do currículo, coloque apenas o nome completo, idade, nacionalidade, estado civil, endereço completo, telefone, número do celular e e-mail."
    Cíntia Holanda, consultora de Recursos Humanos da Catho.

    Ah, e nunca fale de valores por telefone, muito menos coloque no CV. É arrogante deixar estampado o quanto você acha que vale seu trabalho, fala aí? As vezes é melhor seguir a estratégia de voltar um passo hoje pra avançar amanhã.
  7. Inserir fotos
    "Não faça do seu currículo, um catálogo de fotos. Lembre-se: não é a sua aparência que é avaliada e, sim, os seus conhecimentos e experiências profissionais. Legalmente as empresas são proibidas de solicitar retratos dos seus candidatos, já que se trata de uma ação discriminatória."
    Alessandra Nogueira, gerente de recrutamento e seleção da Coca-Cola.

    ...mas uma chapinha no cabelo e um belo par de peitos (sem decotes vulgares) não fará mal algum na hora da entrevista...hehehe
  8. Deixar a estética de lado ou priorizá-la demais
    "Currículos sujos e amassados demonstram que o candidato é desorganizado. O ideal é optar por folhas brancas e tipologia tradicional, tais como Times New Roman e Arial. Negritos, itálicos e sublinhados só devem ser usados para organizar as informações."
    Regina Silva, consultora de carreira e sócia-diretora do Instituto Gyraser.

    Fugir do padrão, às vezes, aguça a curiosidade do recrutador. Porém, é importante identificar o tipo de empresa que faz a seleção. Se for uma instituição de perfil conservadora, siga o modelo padrão. Caso contrário – agências de publicidade – , ouse!

  9. Padronizar o currículo
    "Um currículo se torna muito mais atraente aos olhos do selecionador se adequado ao perfil da empresa e da vaga pretendida. A dica é: procure informações sobre a empresa e faça uma boa pesquisa sobre a área em que gostaria de trabalhar para saber as informações que devem ser ressaltadas no próprio currículo e que, geralmente, serão as mais notadas pelo recrutador."
    João Florêncio, professor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e consultor na área de educação continuada e gestão de carreiras.

    Já vi um gerente dizer que dispensou uma sala de 20 estagiários porque ninguém entrou no site da empresa. Não pesquisar mostra despreparo por parte do candidato e interesse apenas no valor da bolsa auxílio.
  10. Anexar documentos comprobatórios
    "Não há necessidade de comprovar as informações descritas no currículo com a apresentação de documentos tais como o diploma da graduação, a carta de recomendação do antigo trabalho ou, ainda, a cópia do passaporte com o carimbo da viagem para o exterior. Os documentos só devem ser apresentados, quando solicitado. Assinar ou rubricar o currículo também é desnecessário. O recrutador parte do pressuposto de que o candidato fala a verdade."
    Maiti Junqueira, coordenadora de jovens profissionais da Across.

    Huahuaahuahu...sério mesmo que alguém já anexou o passaporte pra provar que viajou pro exterior?


Galera, não sou consultor nem nada mas, a dica que dou é simplesmente pensar com a cabeça de quem irá avaliar seu CV. O currículo é feito para que ressalte seus pontos fortes...siga as dicas dos profissionais acima e confie também no seu próprio feeling!


Abraço,
Eric Ferreira



TOP 5 da semana (posts mais visitados):
- Deve-se desfarçar o pouco tempo que trabalhou nas empresas?
- Postura profissional do estagiário rumo à efetivação
- Pérola das eleições 2008
- Informal na medida certa
- Fazer nada de vez em quando faz bem até para a carreira

Nenhum comentário: