E, falando em estresse, como não lembrar do clássico da Sessão da Tarde "Um dia de Fúria", com Michel Douglas? Aliás, esse tema pode ser acompanhado em fatos verídicos com pessoas próximas e do nosso circulo de amizades (www.freestylemustache.wordpress.com).
Pensando nisso é que busquei esse trecho de um artigo da Você SA para mostrar que não estamos sozinhos!
Como começa a surgir o estresse?
O grande problema na identificação do estresse é que ele não aparece de repente, é gradual e constante, por isso na maioria das vezes quando identificamos o problema e procuramos ajuda, ele já faz parte do padrão de atuação da pessoa .
Hoje em dia observamos a dificuldade das pessoas de respeitar seus ritmos e limites. Há pessoas que conseguem cumprir, em equilíbrio, uma agenda com 10 afazeres, e no final do dia não se sentem sobrecarregadas e exaustas. Há outras que com 4 ou 5 afazeres já estão no seu limite, o que passar disso estará afetando seu equilíbrio, está “padrão over” do seu sistema.
Quando as pessoas levam suas vidas sem objetivos pessoais que valham a pena, ou seja, objetivos estimulantes em que a pessoa aceita desafios e obstáculos, em prol da realização desses objetivos, isso também leva ao quadro do estresse . Isso acontece porque ficam andando em círculos sem conseguir resultados, isso acontece porque o que está faltando é o alvo.
Com o passar do tempo instala-se uma insatisfação na pessoa, pois sempre estará faltando algo, mas ela não sabe o que é . Este “algo” é o que ela quer conseguir para sua vida pessoal, profissional, familiar, social, cultural, acadêmica, etc. Nesse caso o estresse se instala porque essas tentativas frustradas de encontrar satisfações consomem muito de suas energias físicas e mentais.
O que fazer ?
- Reconheça seu ritmo e seus limites e procure apoiar sua natureza, não force seu motor, deixe que ele atue com naturalidade e leveza, só coloque em sua agenda a quantidade de afazeres que consegue cumprir sem estresse
- Policie a quantidade de pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo,
Praticar atividades físicas pode ajudar pois você estará nivelando o desgaste emocional com o físico – precisamos que nosso sistema emocional e físico andem em harmonia, quando um está sobrecarregado procure exercitar o outro para haver o equilíbrio - Pense no que quer conseguir para você daqui a 5, 10, 15 ou 20 anos e trace suas estratégias para alcançar esses objetivos, lembre-se que esses objetivos devem ser estimulantes, só assim você estará disposto a enfrentar desafios
- Procure se sintonizar no presente, ele é o que importa, é nele que você construirá seu futuro
- Para pessoas que estão com dificuldades no sono – ao deitar lembre de 5 coisas positivas ou agradáveis que aconteceu no decorrer daquele dia, se não for o suficiente aumente para 10 coisas, dessa forma você estará dando leveza a sua mente, e isso faz com que o sono apareça
- Nosso organismo precisa a cada 1 hora de atividade que necessite de concentração, 15 minutos de descanso para voltar a absorver o conteúdo com a mesma eficiência, sem desgaste
Particularmente, meus dias têm sofrido alterações bruscas. Às vezes está tudo bem e bem no final do dia você descobre que tinha que entregar algo ou deve ficar até mais tarde trabalhando. Por outro lado, posso acordar atrasado, perder o ônibus e mesmo assim o dia vira de um modo que acabo de bom-humor e motivado. Por essas e outras, nunca desanime e "não se esqueça de aproveitar bem seu feriado com a família e amigos" (Mauro Halfed).
Abraço,
Eric Ferreira
2 comentários:
Muito boas as dicas. Quem sabe não encontrei a cura para esta minha infinita tristeza!
Um dia de Paz!!!
Ferreira... infinita tristeza?! Vc eh EMO mano?!
Velho.... inclua mais uma dica então...
Estressou vai surfar? NUM DÁ? então dá uma passada no FreestyleWaves.
www.fresstylewaves.blogspot.com
Postar um comentário