28 julho, 2008

E a Bovespa caiu de novo

O que fazer quando as ações não param de cair?
Hoje o Ibovespa fechou com baixa de 0,58%, sua quinta baixa consecutiva. Eu sei que é desesperador ver o valor das suas ações despencando, mas se essa é a primeira crise que enfrenta pode ter certeza que não será a última. Investimentos em ações são tão complexos que eu simplesmente percebi que não há como prever a oscilação da bolsa (inteligente, não?). Tem gente que entende muito mais de investimentos por aí que vive perdendo dinheiro.

Eu só ouço pessoas me dizendo que o importante é pensar no longo prazo. Bom, até agora só vi que vou ficar frustrado no longo prazo! Muitos podem discordar mas foi por essas oscilações e outras que criei a minha estratégia baseada apenas no curto prazo e em Blue Chips. Estratégia que posso compartilhar com vocês sem problemas (mas numa outra hora).
O objetivo desse post é alertar os iniciantes, como eu, que não tem um capital relativamente alto mas que se importaria MUITO em perder algumas centenas de reais.
Então lá vai a dica para essa crise: Seja homem e não venda!
- Tenha certeza que sua estratégia foi bem fundamentada e acredite nela. Até porque, o mercado é cíclico, e, salvo exceções (ex.: empresas falindo), tudo um dia vai voltar a subir.
- Quando alguém ganha significa que tem alguém perdendo. As pessoas só aceitam prejuízos pois precisam resgatar o dinheiro no momento errado. Então só compre ações com o dinheiro que você sabe que não irá precisar.
(obs.: vender na baixa e aceitar o prejuízo só é justificável em casos de crises que você tenha feito a burrada de comprar enquanto estava na alta. Venda sim mas espere cair ainda mais o preço da ação pra que utilize o mesmo dinheiro para voltar a comprá-la)

Agora, se você quiser ouvir alguém que sabe do que está falando e entende do assunto, click na imagem abaixo e ouça os comentários do Mauro Halfed sobre a recente queda da Bovespa:


Pra quem quiser começar nesse mundo, entre só por curiosidade e vá testando estratégias e anotando os resultados. É muito bom ler em sites de bancos e investidoras (Invertia, Infomoney, Bovespa) para conhecer o assunto, mas você aprenderá mais conversando com outros investidores e perguntando se eles enxergam algum furo na sua estratégia. A partir daí é só aperfeiçoá-la. Quando estiver confiante que consegue seguir um caminho com boa rentabilidade, COMPRE!

Abraço,
Eric Ferreira




TOP 5 da semana (posts mais visitados):
-
As ações caíram? Ganhe dinheiro!
- Invista com cerveja
- E a Bovespa caiu de novo
- Os 10 piores erros cometidos num currículo
- Não há “perguntas mais comuns em entrevistas de empregos ou estágios”.

Um comentário:

3ernardo Tavares disse...

PARABÉNS!

Ótimo post.

Muito atual, esclarecedor, abrangente e COMPLETO.

Legal o recurso de pesquisa e de complementação do seu texto.

Além de td vc proporcionou uma experiência sensorial diferenciada... AUDITIVA

SHOW!