11 outubro, 2008

O que empresas querem ver em um currículo

Cada gestor ou consultoria de RH utiliza seu próprio critério para analisar um CV. As questões mais críticas envolvem conteúdo, formatação e disposição das informações no currículo. Você pode conferir alguns itens básicos no post Os 10 piores erros cometidos num currículo.



O bom é que algumas dicas nunca falham:


  • Pense bem sobre o Interesse ProfissionalÉ a primeira coisa que analisam e vai te direcionar pra vaga que terá melhores chances de conseguir, ou seja, a sua.



  • Cuidado com a arrogância - 70% das instituições desaprovam mencionar auto-avaliações como excelente relacionamento interpessoal ou grande habilidade de liderança. Eu já acredito que na medida certa, auto-avaliações são válidas sim.



  • Desenvolva um conteúdo relevante para cada empresaSe tem muita coisa pra dizer, selecione as experiências que mais se encaixam com a vaga. Nada de escrever sobre viagens e empregos que não tem nada a ver com a proposta de trabalho



  • Atividades Extra-curriculares - Ações de trabalho voluntário, cursos e prêmios recebidos criam um grande diferencia naquela hora que a menina do RH está olhando 30 currículos por minuto.



  • Experiência Profissional – Particularmente, eu prefiro seguir a lógica:
    1. Nem sempre as pessoas conhecem o verdadeiro ramo de atuação das empresas que você já passou. Por isso, um resumo de no máximo duas linhas é ideal para perceberem a ligação entre a vaga e suas experiências de mercado.
    2. Ninguém quer passar 3h lendo tudo o que você faz nas 8h que está no trabalho. esumo de no máximo duas linhas é ideal para perceberem a ligação entre a vaga e suas experiências de mercado.
    3. Então, apesar de ser difícil, tente resumir ao máximo a descrição das atividades utilizando tópicos e palavras que vão direto ao assunto.



Uns amigos me pediram para deixar um modelo disponível aqui no FreeStyleMONEY, mas se você quiser me contratar oferecendo milhares de dólares ou então só quiser me dar o vale-transporte, baixe o modelo do meu CV (CV - Modelo (freestyleMONEY).xls) que também está no GoogleGroups da rede FreeStyleMustache ! HAHAHAHA


O fato é que a discussão do que é um bom currículo nunca terá fim, até porque o mercado muda e uma coisa que hoje é imprescindível, amanhã, pode parecer outro simples clichê.




Ah, mas, apesar de toda essa estratégia, não é uma folha de papel que irá garantir a sua vaga. Esteja preparado para todas as etapas de qualquer processo seletivo.

Abraço
Eric Ferreira



TOP 5 da semana (posts mais visitados):
- Não há “perguntas mais comuns em entrevistas de empregos ou estágios”.
-
Deve-se desfarçar o pouco tempo que trabalhou nas empresas?
-
Postura profissional do estagiário rumo à efetivação
- Informal na medida certa
- Os 10 piores erros no 1º mês de emprego

4 comentários:

Unknown disse...

Eu não trabalho ainda1 mas o blog é util pra quem precisa!
tir amuitas duvidas legais!

Bacana gostei muito!
quando eu for começar a trabalhar eu vou vir auqi evr comos e faz ! [;)]

beijos
pass ano eu depois

Anônimo disse...

atualizei o meu ja eric
vamos ver se dá certo !! ahaha
abraços, michel

3ernardo Tavares disse...

Oh!!!

E eu só entuxando a linguiça.

Depois quero ver o seu CV.

Mas agora, acho que o que pega na minha área é Portifólio.

Acho que a coerência que deve ter no CV é igual para o portifa!

Abraço!

ericorvo disse...

Valew a todos pelos comentários!

Bernardo, o meu CV é idêntico ao que deixei disponível no GoogleGroups (só apaguei alguns dados pessoais como endereço, etc)...é em formato excel, dá uma olhada!

...agora, publicidade é um mercado complicado pra prever o que se passa na cabeça do entrevistador. Tem que saber ganhar primeiro quem acompanha essa lógica agressiva (o RH), mas sempre rola outros que fogem a qualquer regra (seu chefe em potencial).
Aí, como disse, vale o seu feeling como publicitário. Vai lá e destrua!

abraço,
Eric Ferreira