É galera, nada contra a pessoa mas, tudo contra a profissional que se diz educadora. No primeiro semestre pude encontrá-la em 2 aulas. Uma por sorte e outra pra entregar o que ela chamou de "trabalho final".
Enfim, esse semestre parece que será bem parecido porém com uma diferença: nas aulas Mídia para uma turma do último ano de publicidade, a professora já disperdiçou duas aulas fazendo um ditado com termos utilizados em agências.
Concordo que é muito importante ter essas informações, mas se um aluno prestes a se formar não souber coisas desse tipo... ...deve procurar outra carreira o quanto antes.
E como sou brother, para ajudá-la eu selecionei alguns termos de Marketing e Publicidade, além de incluir uns que acho interessante um profissional saber para poder se comunicar melhor:
- Advertising - Propaganda (nunca traduzir por Publicidade - Publicity).
- Adman - Publicitário
- Ampro - Associação de MKT Promocional.
- Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats – análise dos pontos Fortes, fracos, oportunidades e ameaças de um produto, serviço ou empresa, do mercado.
- Auto-door - Anúncio publicado em carros, geralmente em Táxis.
- Axioma - É uma proposição, algo como uma tese ou nova teoria, mas que funciona e não se sabe bem porque, não pode ser provado com evidências e comprovações de dados científicos. Funcionaria como uma verdade.
- Benchmarking - Comparação de produtos ou processos de empresas líderes com a intenção de descobrir por que aquelas empresas, produtos ou processos são melhores. Assim pode-se imitar ou melhorar o desempenho de outras.
- BG (Background) - Usa-se com o sentido de som de fundo, imagem de fundo etc. Histórico da empresa ou de alguém.
- Brand Equity - Valor agregador, resultante da transformação de um produto em uma marca.
- Brainstorm - Técnica utilizada em todos os campos de atividades, que tem por objetivo encontrar soluções criativas para determinados assuntos. Em publicidade faz-se para ter idéias para uma campanha.
- Briefing - Conjunto de dados comerciais ou de MKT que servem de base para estudos de promoções e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.
- Broadside - Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.
- Budget - É a tradução inglesa de orçamento, verba, dinheiro. "Isso está fora do meu budget.", ou seja, do meu orçamento.
- Busdoor - Painéis laterias ou traseiros de ônibus.
- CEO - Chief Executive Officer (Diretor geral)
- CMO – Chief Marketing Officer (Diretor geral de makerting)
- Ciclo de Vida do Produto - Desenvolvimento das vendas de um produto, em cinco fases: introdução, aceitação, turbulência, maturidade e declínio. Porspect - Cliente em potencial, que pode vir a ser da empresa;
- Clipping - Conjunto de anúncios, recortes etc sobre um determinado assunto.
- CLP - Confederação Latino Americana de Publicidade.
- Composto de Marketing - Combinação única de variáveis controláveis que uma empresa oferece aos seus consumidores; MKT Mix.
- Conar - Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária.
- Core Business - Trata-se da essência de um determinado negócio. O núcleo central do negócio da empresa.
- CRM – Custumer Relationship Management. Conceito de Gerenciamento do relacionamento com o cliente.
- Deadline - Último dia para qualquer serviço em qualquer fase de execução.
- Decupar - É a marcação de cenas em um roteiro de filmagens.
- Dumping - Utilização do preço para domínio de mercado (venda abaixo do custo).
- E-Commerce - Comércio realizado em um ambiente digital. Endomarketing - Ações de MKT para o público interno de uma empresa.
- Feedback - Retorno de uma informação. Resposta.
- Fee - Honorários fixos acertados entre a agência e os clientes.
- Feeling - Percepção.
- Fidelização - Esforços com a intenção de conquistar ou incentivar a fidelidade dos consumidores a certos produtos, marcas ou empresas.
- Flights - Período em que um anúncio está no ar.
- Focus group - Pesquisa qualitativa de caráter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc sobre um assunto, produto ou serviço.
- Folder - Folheto impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.
- Fotolito - Lâminas obtidas a partir de seleção fotográfica sobre película sensível a luz para ser utilizado na produção da matriz na impressão.
- Franchising - Franquia, direito de utilizar uma marca, um processo, um conhecimento ou uma técnica.
- Freelancer - Trabalhador avulso, sem vínculo empregatício.
GRP - Gross Rating Point. Audiência bruta acumulada de um comercial. - Gôndola - Prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV.
- Gramatura - Unidade que exprime o peso de papel em gramas por metro quadrado. Quanto maior a gramatura, mais grosso o papel.
- Guimick - Ponto mais importante de uma comunicação diferenciada.
Heavy Users - Segmento de consumidores fiéis e de grande quantidade de um produto ou serviço. - Hierarquia das Necessidades de Maslow - As necessidades básicas que as pessoas são motivadas a satisfazer são: Fisiológicas, segurança, ego e auto-realização (nesta ordem).
- Hi-Fi - Alta fidelidade (high fidelity).
- Holding - Sociedade que tem seu capital formado pela maioria das ações de outras empresas.
Ilha de Edição - Centros tecnológicos, onde se fazem as edições de áudio e vídeo. - Impressão Contínua - Impressão que utiliza um suporte em bobina sobre a máquina rotativa.
- Indoor - Cartaz para locais internos.
- Informe Publicitário - Matéria paga, normalmente com as mesmas características de diagramação do veículo em que está sendo publicada.
- Intangível - Impalpável; intocável.
- IPO - Sigla que significa a abertura (venda de papéis) ações em bolsa de valores (em geral nos EUA, em Wall Street).
- Jingle - Mensagem cantada. Comercial musicado para TV ou rádio.
- Jumanji – Jogo das selvas vivenciado por Robin Williams. Essa foi só pra ver se vocês estão lendo tudo.
- Light User - Consumidor menor; comprador eventual.
- Logomarca, Logotipo - Marca do cliente. Deve transmitir todo o Core Business da empresa e seu perfil de atuação.
- Mailling List - Relação de nomes e endereços.
- Mala-Direta - É a propaganda enviada pelo correio em forma de folheto com duas dobras. Ou peças mais elaboradas através de Mkt Direto.
- Marketing - Conjunto de atividades cujo objetivo é levar bens e serviços do produto ao consumidor.
- MKT Direto,- Qualquer ação estratégica de marketing possível de mensurar. Marketing de Relacionamento - Grandes empresas mantém um relacionamento estreito, uma parceria com seus clientes, conseguindo assim a lealdade deles. Marketing Mix - Composto de MKT.
- Marketing one-to-one – (MKT 1to1) Ação feita focada e customizada de acordo com cada perfil de cliente específico. É a base do Marketing de Relacionamento.
- Marketing Social - Estratégia de mudança de comportamento. Kotler disse que apareceu pela primeira vez em 1971 descrevendo o uso de técnicas e princípios de MKT para a promoção de um comportamento social, causa ou idéia.
- Marketing Turístico - Linha do MKT que cuida da divulgação, formatação, etc, que incentive o turismo. Normalmente usado por cidades ou entidades exploradoras do turismo como recurso.
- Market Share - Representatividade de uma empresa no mercado em comparação com seus concorrentes.
- Mark-up - Custo determinante do preço da venda.
- Merchandising - Ação promocional no PDV.
- PDV - Ponto de venda (POS - Point of Sale)
- Micromarketing - Uma empresa cria um programa de MKT sob encomenda para os desejos e necessidades de determinado segmento geográfico, psicográfico, comportamental ou demográfico.
- Mídia - É o setor que distribui os anúncios pelos diferentes veículos de comunicação. Meios de comunicação social como jornais revistas, tv, rádio...
- Mídia de Apoio - Midia escolhida para complementar a mídia principal, visando atingir os objetivos do planejamento.
- Mídia Principal - Mídia escolhida como principal numa mistura de mídias, por razões estratégicas. Normalmente é a mídia que atinge melhor o público-alvo.
- Mock-up - Simulação / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica.
- Multipack - Embalagem que agrupa uma certa quantidade do mesmo produto com finalidade promocional.
- Nichos de Mercados - Menor que segmentos de mercado, é um grupo de indivíduos que normalmente está a procura de uma determinada combinação de benefícios. Nome Fantasia - Nome criado para divulgação de um produto ou serviço. NTSC - Sistema padrão de cores nos EUA
- Off-Set - Sistema de impressão.
- Onbudsman - Ouvinte de reclamações.
- Overlay - Papel fino que cobre o Layout com o objetivo de proteger.
- Package - Pacote; embalagem.
- Pacote - Em mídia, é um tipo de negociação aonde se compram vários programas de uma mesma emissora ou várias páginas de uma mesma revista etc.
- PAL - Sistema de cores desenvolvido na Alemanha e adotado no Brasil.
- Pesquisa Qualitativa - Pesquisa que demonstra resultados como perfil, comportamento, estilo de vida etc.
- Pesquisa Quantitativa - Pesquisa que mostra resultados numéricos sobre o público entrevistado.
- Planejamento Estratégico - Planejamento que visa um ajuste entre os objetivos da empresa e as oportunidades de mercado, criando condições para que a empresa decida rapidamente diante de oportunidades e ameaças, melhorando assim, a sua competitividade.
- Portfólio - Conjunto de trabalhos realizados por uma pessoa ou por uma empresa.
- Posicionamento - Estratégia de relacionar um produto de um segmento específico de mercado, com um adjetivo ou uma palavra qualquer. Ex: Veja - Indispensável; Brahma - a número 1 etc.
- Press Realease - Noticiário distribuído pela agência à imprensa, visando a publicação nos veículos sem nenhum custo para o cliente. Ex: A Fiat lançará um novo motor. Dois meses antes a agência manda uma matéria à imprensa falando sobre pesquisas para um novo tipo de motor...
- Propaganda - Qualquer forma de propagação de idéias, produtos e serviços.
- Publicidade - Propagação de idéias, produtos e serviços em troca de remuneração.
- Prospect - Consumidor provável, aquele que tem o poder de compra.
- Quatro P's - Produto, preço, praça e promoção. Juntos formam o composto de MKT.
- Recall - Recordação, lembrança.
- Research - Pesquisa. Royalty - Direito de exploração, fabricação ou utilização de determinada técnica ou processo adquirido por uma empresa, mediante pagamento de determinada taxa para a empresa possuidora daquele direito. Percentual sobre o faturamento, pago pelo franqueado.
- Sampling - Distribuição de amostras grátis.
- Segmentação de Mercado - Divisão de um mercado em pequenos segmentos de consumidores. Processo de classificar clientes em grupos com necessidades, características e comportamentos diferentes.
- Share of Heart - Percentual de participação de uma marca no coração (parte emocional) do consumidor.
- Share of Mind - Percentual de participação das marcas na mente de um consumidor. Lembrança espontânea de uma marca.
- Share of wallet – (SOW) Porcentagem da Carteira de clients de uma empresa; Slogan - Frase curta, geralmente incisiva.
- Staff - Equipe de apoio.
- Storyboard - esboço do roteiro de um comercial de TV com quadros indicando as imagens, apresentando textos, sonoplastia e descrição técnica das tomadas.
- Subliminar - Tipo de Propaganda que pretende atingir o inconsciente.
- Target - É o público-alvo de uma mensagem. Mulheres, 30 a 40 anos, casadas...
- Tangível - Produto possível de ser tocado, sentido pelo tato, percebido pela visão, paladar ou olfato. Teaser - Chamadas anteriores ao lançamento de um produto ou serviço, criando expectativa.
- Telemarketing Ativo - Funcionário faz a ligação para um cliente.
- Telemarketing Passivo - Funcionário recebe ligação do cliente.
- Tiragem - Número total de exemplares impressos.
- Top of mind - Produto ou serviço número um na lembrança dos consumidores.
- Turnover - Substituição de pessoal (força de trabalho) por novos contratados. Rotatividade da força de trabalho.
- Workshop - Oficina. Normalmente é um evento ou curso em que os participantes interagem de alguma forma, saindo com um produto feito por eles.
- PULS.E - Comunicação viral, cross-midia e nossa agência para trabalho de conclusão final de curso!
- Cross-media - interação de midias em ações de marketing ou publicidade
Na miha opinião, uma aula de mídia é muito mais que um dicionário de marketing. Aula de Mídia deve apresentar cases de sucesso, análises com diferentes tipos de fornecedores, etc... se eu estiver errado, fiquem à vontade em me corrigir!
Mais sobre o anúncios publicitários de qualidade e ações promocionais inusitadas,
Abraço,
Eric Ferreira
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5 comentários:
Eric,
genial a iniciativa.
Vamos fazer barulho com ela?
Que tal imprimir isso e levar na aula amanhã?
Só não pode ficar com medo de bombar hauahuahaua
Mando muito... se levar amanhã pega ela desprevinida... imagina o que ela faria se não tivesse o q falar na aula, quer dizer, ela já não sabe o q falar, acho q ela iria comentar alguma coisa polêmica ou meter o pau em algo q vc escreveu.
é velho, eu nem sou de arrumar confusão com professor...mas se ela vier com uma 3ª aula de ditado eu vou ter que dar um toque de boa: Faça valer seu salário e minha bolsa-auxílio que paga essa aula, porra!
voce deve ter passado uns 3 dias escrevendo tudo isso né olhos!?!? kkkk
achei legal a iniciativa, mas concordo com você, qualquer indivíduo que chegar no 4ºano de faculdade e não souber os "jargões" da nossa profissão é um grande idiota e não tem muita perspectiva né!? pelo menos os básicos.. lembro até que a Regiane no primeiro ano de faculdade já usava essa linguargem conosco (e não necessariamente explicava o que significava cada palavra nova)acho que ela esperava a pró-atividade e interesse pessoal de cada um pra se virar e descobrir ..
way to go!! legal e bem básicos os voabulários.
ps. que professora é !?!? fiquei curiosa, pede reembolso da matéria dela..reclama.. as vezes funciona.. o maximo que ela pode fazer é ter um desagrado pessoal com voces e bombar todo mundo(ahahaa brincadeirinha!!)
Bom Eric, nem sei se você ainda acessa este blog, aliás ne sei se você já terminou o curso ou em que ano está.
EU tenho formação em turismo- gestão de eventos, e hoje vi que o que eu faço, TEM TUDO HAVER COM TRADE MKT, ENDOMKT.
É muito importante ter esta consciência de que existe a real necessidade de estudo de cases de sucesso, bem como aulas de planejamento, criação mais práticas, que realmente leve o aluno a campo! Cobre isto de sua Universidade, paga ou pública, estas devem obter consciência de que nós saímos defasados em dois anos aproximadamente em matéria de ensino e prática, para experimentarmos os reais resultados da teoria. PRÁTICA, bem acompanhada é uma necessidade de todo formando. Hoje tenho 24 anos, sou formada há dois, e aprendi tudo na raça, se for me perguntar o que eu lembro das minhas aulas na faculdade vou dizer, algo sobre legislação,stakeholders, lei rouanet, análise swot e os quatro P´s do marketing rsrsrsrs... nem o dicionário de termologias aprendi rsrsrs, nem mesmo como funciona a parte operacional de um evento, apenas de uma cozinha industrial! ou seja... rs o negócio é na RAÇA!!!! Cobre dos professores e principlamente da coordenação do curso, a falta destes instrumentos, demonstra uma incapacidade dos profissionais e falta de sensibilidade quanto às exigências mercadológicas! AGITA AS AÇÕES POR AI... A FALTA DISSO NA UNIVERSIDADE, VAI TE PRIVAR DE MUITAS COISAS NO MERCADO!
e é isso ai!!!!
sucesso
Babi
fabiana_produtora@yahoo.com.br, para quem quiser discutir estas questões!
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